Sustentabilidade

  •  
    Responsabilidade Ambiental
     
    O SIMEF está focado em políticas de sustentabilidade e inovação, procurando sempre a melhoria contínua e mantendo o equilíbrio entre a preservação ambiental e o desenvolvimento e exigências económicas da sua atividade.
    Além do cumprimento rigoroso de todos os trâmites legais exigidos pelas partes interessadas, em todas as fases do nosso ciclo de atividade, esforçamo-nos para utilizar formas eficientes e ambientalmente sustentáveis e que reduzam o impacte ambiental.


    Responsabilidade Social

    A preocupação de um equilíbrio social é uma das características do SIMEF, inicialmente direcionado aos seus colaboradores, mas atualmente também dirigida à comunidade onde se encontra inserido.
    Consciente do seu papel na sociedade e por forma a manter a sua política de interação com a comunidade, com os seus colaboradores e com todas as partes envolvidas, com vista a obtenção de um crescimento sustentável e responsável, o SIMEF tem vindo a criar políticas responsáveis de forma a contribuir para uma sociedade mais justa e um meio ambiente mais limpo.
  • ZERO ACIDENTES DE TRABALHO

    O compromisso do SIMEF em matéria de Saúde, Higiene e Segurança no trabalho é um dos pilares fundamentais da Empresa, que visa um crescimento de Excelência com trabalhadores de Excelência.
    Neste Contexto, o SIMEF está fortemente empenhado na redução e anulação de Acidentes de Trabalho, sendo sua preocupação assegurar comportamentos seguros e boas práticas à atividade desenvolvida.
    O SIMEF aposta na sensibilização e formação contínua dos seus colaboradores em todas as áreas.
     
  • A Qualidade, as melhores práticas e o rigor dos serviços prestados pelo SIMEF, ACE, são uma prioridade. Neste sentido, em Abril de 2013 foi implementado com sucesso o Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2008 e em Abril de 2015 o SIMEF alcançou com êxito a certificação no Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho de acordo com a norma OHSAS 18001:2007 / NP 4397:2008.
    As certificações têm como âmbito os dois polos oficinais, garantindo o mesmo nível de serviços de manutenção e engenharia ferroviária prestados, e consequentemente a replicação de boas práticas em todas as intervenções realizadas.
    O elevado empenho de toda a equipa, traduzido na adoção de metodologias que visam assegurar a manutenção contínua e eficaz dos requisitos relevantes para o Sistema, bem como a cultura de melhoria contínua existente, permitem ao SIMEF dar resposta às mais elevadas exigências.
    Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a Norma ISO 9001:2015 e a renovação da certificação do Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, segundo a Norma OHSAS 18001:2007.
  • Política da Qualidade, Segurança e Saúde no Trabalho

    O SIMEF, ACE assume o compromisso de defender e promover o desenvolvimento sustentado da sua atividade, considerando nas suas decisões aspetos operacionais, económicos, éticos, sócio-culturais e de preservação da segurança e do ambiente, garantindo o cumprimento dos requisitos legais e outros subscritos, por forma a satisfazer todas as suas partes interessadas.
    Este compromisso é assumido pela Direção Geral do SIMEF, ACE cuja ação se baseia em garantir o envolvimento e responsabilidade de todos os seus colaboradores nos seguintes princípios:

    letras 13EGURANÇA

    • Identificar os perigos, avaliar os riscos e definir as medidas de controlo identificadas como necessárias.
    • Garantir a informação, consulta e participação dos trabalhadores ou de pessoas que possam contribuir para a melhoria dos desempenhos no domínio da SST.
    • Prevenir a ocorrência de acidentes materiais, humanos e doenças profissionais, promovendo a melhoria continua das condições de trabalho e as boas práticas, de forma a assegurar elevados indicadores de desempenho ao nível da segurança e saúde no trabalho.

    letras 14NOVAÇÃO

    Desenvolver soluções inovadoras, cumprindo os requisitos estabelecidos para garantir eficiência e qualidade do serviço de manutenção prestado e reforçar a vantagem competitiva no setor.

    letras 15ELHORIA

    Identificar e implementar as melhorias necessárias que criem valor acrescentado aos processos, produtos e serviços fornecidos, garantindo assim o desenvolvimento e a melhoria do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Segurança.

    letras 16NFOQUE NOS CLIENTES

    Orientação para a perceção das necessidades e expectativas das partes interessadas, tendo especial enfoque em assegurar a satisfação dos Clientes, através da prestação de um serviço de excelência, suportado por soluções flexíveis, inovadoras e tecnologicamente avançadas.

    letras 17ORMAÇÃO

    Assegurar o desenvolvimento profissional contínuo dos colaboradores, garantindo a adequação das suas competências às funções desempenhadas, assim como potenciar o capital humano existente no SIMEF, ACE através de programas de formação que conduzam à melhoria das suas qualificações técnicas e comportamentais, de forma a maximizar o nível de eficiência do serviço prestado.