Sustentabilidade

  •  
    Responsabilidade Ambiental
     
    O SIMEF está focado em políticas de sustentabilidade e inovação, procurando sempre a melhoria contínua e mantendo o equilíbrio entre a preservação ambiental e o desenvolvimento e exigências económicas da sua atividade.
    Além do cumprimento rigoroso de todos os trâmites legais exigidos pelas partes interessadas, em todas as fases do nosso ciclo de atividade, esforçamo-nos para utilizar formas eficientes e ambientalmente sustentáveis e que reduzam o impacte ambiental.


    Responsabilidade Social

    A preocupação de um equilíbrio social é uma das características do SIMEF, inicialmente direcionado aos seus colaboradores, mas atualmente também dirigida à comunidade onde se encontra inserido.
    Consciente do seu papel na sociedade e por forma a manter a sua política de interação com a comunidade, com os seus colaboradores e com todas as partes envolvidas, com vista a obtenção de um crescimento sustentável e responsável, o SIMEF tem vindo a criar políticas responsáveis de forma a contribuir para uma sociedade mais justa e um meio ambiente mais limpo.
  • ZERO ACIDENTES DE TRABALHO

    O compromisso do SIMEF em matéria de Saúde, Higiene e Segurança no trabalho é um dos pilares fundamentais da Empresa, que visa um crescimento de Excelência com trabalhadores de Excelência.
    Neste Contexto, o SIMEF está fortemente empenhado na redução e anulação de Acidentes de Trabalho, sendo sua preocupação assegurar comportamentos seguros e boas práticas à atividade desenvolvida.
    O SIMEF aposta na sensibilização e formação contínua dos seus colaboradores em todas as áreas.
     
  • A Qualidade, as melhores práticas e o rigor dos serviços prestados pelo SIMEF, ACE, são uma prioridade. Neste sentido, em Abril de 2013 foi implementado com sucesso o Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a norma NE EN ISO 9001:2008. Em Abril de 2015 o SIMEF alcançou a certificação no Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho de acordo com a norma OHSAS 18001:2007 / NP 4397:2008, tendo mais recentemente transitado com êxito para a norma ISO 45001:2018.
    O elevado empenho de toda a equipa, traduzido na adoção de metodologias, procuram garantir a manutenção continua e eficaz dos requisitos relevantes para o sistema e cultura existente de melhoria continua, permitindo ao SIMEF atender às elevadas exigências.
    As certificações têm como âmbito os dois polos oficinais, garantindo o mesmo nível de serviços de manutenção e engenharia ferroviária prestados, e consequentemente a replicação de boas práticas em todas as intervenções realizadas.
     
  • POLÍTICA INTEGRADA DA MANUTENÇÃO, QUALIDADE E SEGURANÇA

    A atividade do SIMEF, ACE baseia-se no estreito cumprimento dos requisitos aplicáveis à manutenção de veículos ferroviários e seus componentes, disponibilizando recursos humanos devidamente competentes e os recursos materiais e tecnológicos mais atuais, por forma a garantir elevados níveis de desempenho ao nível da segurança, da fiabilidade e da disponibilidade das frotas na decorrer da sua operação. Assume o compromisso de defender e promover o desenvolvimento sustentado da sua atividade, considerando nas suas decisões aspetos operacionais, económicos, éticos, sócio – culturais e de preservação da segurança e do ambiente, garantindo o cumprimento de objetivos, requisitos legais e outros subscritos, por forma a satisfazer todas as suas partes interessadas. Este compromisso é assumido pela Direção Geral cuja estratégia corporativa se baseia em garantir o envolvimento e responsabilidade de todos os seus colaboradores e parceiros nos seguintes princípios:

    letras 13EGURANÇA

    • Identificar os perigos, avaliar os riscos e definir as medidas de controlo identificadas como necessárias.

    • Prevenir a ocorrência de acidentes materiais, humanos e doenças profissionais, promovendo a melhoria contínua das condições de trabalho e as boas práticas, de forma a assegurar elevados indicadores de desempenho ao nível da segurança e saúde no trabalho.

    • Executar a manutenção aos veículos ferroviários e seus componentes em estreito cumprimento com os requisitos técnicos, qualitativos e relacionados com processos relativos à segurança, garantindo a identificação e eliminação de riscos técnicos, operacionais ou organizacionais, maximizando a segurança da sua operação, a disponibilidade e a fiabilidade.

    • Garantir a informação, consulta e participação dos trabalhadores ou de pessoas que possam contribuir para a melhoria dos desempenhos no domínio da segurança.

    letras 14NOVAÇÃO

    Desenvolver soluções inovadoras, cumprindo os requisitos estabelecidos para garantir a segurança, eficiência e qualidade do serviço de manutenção prestado e reforçar a vantagem competitiva no setor.

    letras 15ELHORIA

    Identificar e realizar as melhorias que criem valor acrescentado aos processos, produtos e serviços fornecidos, garantindo assim a implementação, o desenvolvimento e a melhoria do Sistema Integrado de Gestão.

    letras 16NFOQUE NOS CLIENTES

    Orientação para a perceção das necessidades e expectativas das partes interessadas, tendo especial enfoque em assegurar a satisfação dos Clientes, através da prestação de um serviço de excelência, suportado por soluções flexíveis, inovadoras e tecnologicamente avançadas que permitam maximizar os níveis de serviço contratualizados.

    letras 17ORMAÇÃO

    Assegurar o desenvolvimento profissional contínuo dos colaboradores, garantindo a adequação das suas competências às funções desempenhadas e à melhoria das suas qualificações técnicas e comportamentais, de forma a maximizar o nível de segurança e eficiência do serviço prestado.