Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

11 Anos de elevada Eficiência e Qualidade na manutenção de equipamento ferroviário.

Prestamos serviços de manutenção integral e engenharia ferroviária a duas séries de locomotivas a operar em Portugal - LE5600 e LE4700.

Sobre nós

Institucional

O SIMEF presta serviços de manutenção integral e engenharia ferroviária a duas séries de locomotivas - LE5600 e LE4700, a operar em Portugal, pertença da CP - Comboios de Portugal, E.P.E. e da Medway - Operador Ferroviário e Logístico de Mercadorias, S.A.

Mais sobre nós

Objectivos

O SIMEF procura diariamente assegurar a Excelência da sua atividade de manutenção desenvolvendo a sua infraestrutura organizativa e o seu capital humano, otimizando a sua cadeia de valor garantindo desta forma a satisfação dos seus Clientes.

A nossa Visão, Missão e Valores

Estrutura

O SIMEF iniciou a sua atividade operacional a 01 de Maio de 2011, e conta atualmente com cerca de 70 Colaboradores alguns provenientes da Agrupada EMEF, S.A., dirigidos pelo Diretor Geral e com o apoio de 4 Coordenadores. A Sede do ACE localiza-se no Entroncamento, encontrando-se as equipas de manutenção divididas geograficamente entre dois Parques de Material e Oficinas, um no Entroncamento e outro em Santa Apolónia.

Estrutura e Equipa

Assista ao nosso vídeo institucional

Assista ao nosso último vídeo

Frotas

O SIMEF presta serviços de manutenção integral e engenharia ferroviaria a duas séries de locomotivas (LE5600 e LE4700) a operar em Portugal, pertença nomeadamente da CP - Comboios de Portugal E.P.E. e da Medway - Operador Ferroviário e Logístico de Mercadorias, S.A.

Série LE 5600

Esta série é composta por 29 locomotivas distribuídas pelos serviços de mercadorias e passageiros estando 19 afectas ao serviço de longo curso de passageiros, propriedade da CP, E.P.E. e as restantes 9 Unidades estão afectas ao serviço de Mercadorias.

Trata-se de locomotivas de tração elétrica, tensão de alimentação é de 25 kV e 50 H, circula sobre bitola ibérica no território português.

Estas unidades entraram ao serviço de forma faseada entre o ano de 1993 e 1995.

A velocidade máxima de 220 km/h, e possuem uma potência nominal de 5,6 MW, e um esforço máximo de tração no arranque de 300 kN.

Os conversores de Tracção são baseados na tecnologia GTO e cada rodado é accionado por um motor trifásico assíncrono com a potência contínua de 1400KW.

Ficha Técnica

  • Número de Unidades Construídas: 30 (5601 à 5630)
  • Ano de entrada ao serviço: 1993
  • Número de unidades operacionais: 29
  • Classificação / Disposição dos rodados: Bo'Bo'
  • Bitola: 1668 mm
  • Distância entre os tampões de choque: 20440 mm
  • Peso Total: 87 t
  • Tipo de Tração: Elétrica
  • Tensão de Alimentação: 25 kV 50 Hz
  • Potência total: 5600 KW
  • Velocidade máxima: 220 km/h
  • Transmissão Tipo: Elétrica assíncrona
  • Fabricantes: Siemens, Krauss-Maffei e Sorefame

Série LE 4700

Esta série é constituída por 25 locomotivas do tipo ES46B1-A da Siemens, com a numeração 4701 a 4725, 22 unidades construídas em Portugal, em parceria com a EMEF S.A.

Estas locomotivas são de tração elétrica 25kV/50Hz e embora preparadas para o serviço de comboios de passageiros, têm como propósito inicial o transporte de mercadorias.

Os rodados, atualmente com bitola ibérica 1668mm, apresentam uma configuração em Bo'Bo', podendo ser trocados para circulação em vias de bitola europeia 1435mm.

A velocidade máxima é de 140 km/h e a potência nominal é de 4684 kW, com um esforço máximo de tração no arranque de 300 kN.

Estas locomotivas incorporam novas tecnologias, que aumentam a eficiência energética, possibilitando uma redução nos custos operacionais.

Ficha Técnica

  • Número de Unidades Construídas: 27 (4701 - 4725)
  • Ano de entrada ao serviço: 2009
  • Número de unidades operacionais: 25
  • Classificação dos rodados: Bo'Bo'
  • Bitola: 1668 mm
  • Distância entre os tampões de choque: 19580 mm
  • Peso Total: 87 t
  • Tipo de Tração: Elétrica
  • Tensão de Alimentação: 25 kV 50 Hz
  • Potência total: 4684 KW
  • Velocidade máxima: 140 km/h
  • Transmissão Tipo: Elétrica assíncrona
  • Fabricante: Siemens

Infraestruturas

Entroncamento

O SIMEF tem a sua sede no PMO do Entroncamento, complexo oficinal que fica situado na Rua D. Afonso Henriques, 2330 – 519 Entroncamento.

Este espaço que totaliza aproximadamente 2500m2 de área coberta, está dotado dos meios específicos para realização de toda a atividade de manutenção, preventiva e corretiva nas 54 Locomotivas elétricas 5600 e 4700.

Lisboa/Santa Apolónia

A atividade de manutenção ligeira nas locomotivas LE5600 do serviço Longo Curso, desenvolve-se no complexo oficinal de Lisboa – Santa Apolónia, ocupando o SIMEF uma área total aproximadamente de 1100m2.

Conheça melhor as nossas Infraestruturas através da nossa galeria de Imagens

Ver Galeria de Imagens

Inovação

Utilização do CMMS em versão mobile

Desde 2021 que os Técnicos de Manutenção utilizam o sistema CMMS na versão mobile. Este processo permite uma elevada otimização de tempo e recursos nesta operação, pois os dados são inseridos diretamente no sistema e em tempo real durante as intervenções de manutenção das locomotivas. 

 

 

 

 

 

Telemanutenção

Telemanutenção - Monitorização Remota das Locomotivas.

Este sistema de manutenção preditiva permite o acesso remoto e em tempo real aos dados das locomotivas, advindo deste modo benefícios a todas as partes envolvidas.

Esta inovação na prática permite evitar largos constragimentos na circulação ou imobilizações com notório valor acrescentado para os Clientes.

Equipamento de Teste de Freio

Este equipamento teste do sistema de freio com procedimento automático de ensaio, utilizado em cada um dos PMO's do SIMEF, está parametrizado de acordo com os critérios de aceitação definidos pelo Fabricante, garantindo assim a total independência do fator humano na realização do ensaio ao sistema de segurança do veículo.

Sustentabilidade

Desde as nossas posições quanto à Responsabilidade Social e Ambiental, passando pela nossa política de Prevenção de Acidentes de Trabalho eas nossas Certificações, saiba como avançamos rumo à sustentabilidade.

Responsabilidade

O SIMEF está focado em assegurar as mais eficientes políticas de sustentabilidade e inovação, procurando sempre a melhoria e preocupação com o equilíbrio de todos os seus intervenientes.

Social

Ambiental

Segurança

Certificações

O compromisso do SIMEF em matéria de Saúde, Higiene e Segurança no trabalho é um dos pilares fundamentais da Empresa, que visa um crescimento de Excelência com trabalhadores de Excelência.

Ler mais

Políticas

A Atividade do SIMEF baseia-se no estrito cumprimento dos requisitos aplicáveis à manutenção de veículos ferroviários e dos seus componentes, disponibilizando pessoas devidamente competentes e os recursos materiais e tecnológicos mais atuais, por forma a garantir elevados níveis de desempenho, quer ao nível da segurança, da fiabilidade e da disponibilidade das frotas no decorrer da sua operação, quer ao nível da segurança e saúde no trabalho.

Ler mais