Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

07 Abril 2022

Newsletter SIMEF - Resiliência

Esta Newsletter procura dar a conhecer o foco que nos distingue bem como a imprescindível equipa que todos os dias aqui…Faz Acontecer!

Em 2021, o SIMEF, ACE celebrou o marco histórico de uma década de prestação de serviços de manutenção ferroviária, comemorado precisamente no Ano Europeu do Transporte Ferroviário. Efeméride assinalada no dia 04 de Maio de 2021 no Museu Nacional Ferroviário do Entroncamento na presença de clientes, parceiros, colaboradores e stakeholders.

Dez anos celebrados de actividade de manutenção diária ininterrupta 24h/7 dias no Entroncamento e em Lisboa – Santa Apolónia, que mesmo no período de Pandemia COVID-19 veio obrigar a alterar rotinas e métodos de trabalho. O alto desempenho só foi possível manter devido aos profissionais dedicados, com grande carácter e uma capacidade de RESILIÊNCIA assinalável.

FAZ PARTE DA NOSSA EQUIPA

 

"A minha primeira memória do SIMEF foi a primeira visita que fizemos às 0h00 do dia 1 de Maio de 2011, prontos para abrir o champanhe inaugural com a Direcção de todas as áreas presente, e a locomotiva tem uma avaria e não deixa ligar o disjuntor…

O momento mais marcante não foi positivo. Não esqueço o dia em que um Colega foi colhido por um comboio quando estava ao serviço. Momentos bons foram muitos, nomeadamente enquanto fui responsável pelas Operações em LSA e trabalhei com os colegas que ajudaram a construir a equipa que temos hoje.

Não tenho um projecto que considere de destaque, toda a minha carreira foi evoluindo com o meu trabalho, conhecimento e desenvolvimento dentro do sector ferroviário.

Os meus objectivos profissionais abrangem o aperfeiçoamento das minhas competências e a partilha do meu conhecimento, com vista à melhoria continua do Serviço. Quanto aos meus objectivos pessoais, é aproveitar o máximo possível todos os dias com a minha família e ser uma referência para as minhas filhas."

"A primeira memória do SIMEF são os meus primeiros dias enquanto membro da equipa do SIMEF, enquanto trabalhávamos para transformar um projecto que existia no papel, numa empresa que pudesse atingir os objectivos a que se propunha.

O momento mais marcante foi o dia 1 de Maio de 2011 quando entrou no PMO de Lisboa Santa Apolónia a locomotiva 5608 para realizar a primeira intervenção pelo SIMEF.

Profissionalmente, o objectivo passa por continuar a aprender e a manter-me actualizado nas novas tecnologias e inovações que vão surgindo no nosso sector de actividade.

No meu tempo livre gosto de dedicar-me à criação em pequena escala de periquitos australianos, um pequeno animal que sempre me fascinou desde criança.

A experiência mais incrível foi a exposição internacional de Lisboa EXPO’98, que visitei quase diariamente durante 3 meses.

Gosto de me ver como uma pessoa que gosta de ouvir os outros e procurar soluções em conjunto para os problemas que vão surgindo no dia a dia."

 

ARTIGO/DESAFIO

Procurando agora olhar para o Futuro, o maior DESAFIO deste ACE resume-se pela procura de soluções para a problemática relativa à obsolescência (fim do ciclo de vida) de alguns equipamentos na série de locomotivas LE5600, e que têm influenciado negativamente o desempenho destas unidades. O SIMEF encontra-se muito empenhado numa solução tecnológica competitiva que possibilite assegurar o prolongamento da vida útil destas locomotivas, mantendo um elevado nível de performance, valorizando assim este importante activo dos seus Clientes.

A consolidação do processo de transformação digital da actividade e a certificação do Sistema de Gestão da Manutenção, são alguns dos outros desafios que o ACE se propõe a alcançar no curto prazo.

O SIMEF persiste na sua forte aposta no conhecimento de manutenção de locomotivas em Portugal, procurando manter-se como uma entidade competitiva e reconhecida pela fiabilidade do serviço que presta, pela prontidão na resposta às necessidades dos seus Clientes, pelo cumprimento dos indicadores contratados e pela confiança que gera neste sector.

Gostou deste artigo?
8

Voltar ao blog

Deixe a sua opinião